Alerta

Ameaça de roubo de armas deixa Cope de plantão

O Instituto de Criminalística do Paraná (IC), localizado na Avenida Visconde de Guarapuava, próximo a Câmara de Vereadores de Curitibano, no centro, estaria em alerta de segurança, pelo risco de sofrer um arrebatamento. O alvo dos marginais seriam as armas de fogos apreendidas em ações policiais e que estariam armazenadas no IC aguardando perícia. O relato é de funcionários do prédio, que receberam, na sexta-feira, uma denúncia dando conta do arrebatamento.

Embora a informação não seja confirmada pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), desde então uma viatura permanece por tempo indeterminado em frente ao IC. Os policiais do Cope que ocupavam a viatura na manhã de sábado disseram que receberam a instrução de intensificar a segurança do prédio, mas afirmaram desconhecer o motivo da determinação. O reforço tático deve durar até que a polícia descubra quem são os supostos bandidos que planejavam o ataque.

Ainda conforme os funcionários do IC, a tentativa não se confirmou. O episódio, porém, reforça a vulnerabilidade das condições de trabalho no prédio, problema denunciado no ano passado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil), ao governo estadual e ao Ministério Público do Paraná. Na época, aproximadamente cinco mil armas estavam paradas no Instituto.