Afogado em Pontal do Paraná

Mais uma morte foi registrada anteontem no litoral do Paraná por afogamento. Maicon William Valentin, 17 anos, morador de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, foi a primeira vítima de afogamento do ano e a oitava da temporada, desde que começou a Operação Viva o Verão, em 19 de dezembro. O adolescente, que não sabia nadar, teria sido levado por uma corrente de retorno e se afogado. O corpo foi achado somente ontem pela manhã.

O fato aconteceu no Balneário Canoas, em Pontal do Paraná. Maicon e dois primos, também adolescentes, nadavam na praia por volta das 18h, quando foram rapidamente levados pela correnteza. ?As correntes de retorno são corredores que se formam no sentido contrário ao das ondas, abaixo da superfície. Elas formam buracos no fundo do mar e a pessoa que não sabe nadar, ao perceber que não dá mais pé, perde o controle rapidamente?, explica o tenente Leonardo Mendes, do Corpo de Bombeiros (CB).

Segundo Mendes, logo que perceberam que os adolescentes se afogavam, surfistas os socorreram e conseguiram salvar os primos de Maicon. Ele, porém, afundou e não foi mais visto. Aproximadamente vinte homens do CB iniciaram imediatamente as buscas no local, utilizando barco, moto aquática e helicóptero, mas Maicon foi encontrado somente na manhã de ontem no Balneário Costa Azul, seis quilômetros ao sul do local onde morreu. Ele tinha um hematoma na cabeça e escoriações no rosto, o que leva a crer que tenha batido a cabeça no fundo do mar. Isso poderia ter contribuído para o afogamento.

Correntes

As correntes de retorno são comuns no litoral paranaense e, segundo o tenente Leonardo, geralmente estão sinalizadas com placas de perigo. A recomendação é não entrar na água ao visualizar a sinalização ou em locais onde não houver guarda-vidas. Se mesmo assim o banhista for levado, deve manter a calma: ?Tem de nadar paralelo à praia e não tentar forçar a volta, já que a pessoa pode se cansar demais ou ter câibras, contribuindo para o afogamento?. A tendência é que uma outra corrente leve o banhista de volta à praia. 

Voltar ao topo