Policiais do Posto de Polícia Rodoviária de Iporã (PPRv), oeste do estado, apreenderam 27 quilos de maconha, na tarde desta segunda-feira (3). Um ônibus da linha Guaíra-Londrina foi abordado na PR-323, e no bagageiro inferior foram localizadas duas bolsas de nylon com o entorpecente. “Um adolescente, de 15 anos, era responsável pela bagagem e foi localizado pelo número da etiqueta de identificação das malas”, relata o comandante do PPRv de Iporã, sargento Sidney Paulo Ribeiro.

A droga estava dividida em 25 tabletes, e o garoto iria para Londrina, onde, provavelmente, entregaria o entorpecente a alguém. De acordo com a polícia, é comum casos em que traficantes utilizam adolescentes para o transporte de drogas. “Geralmente, os eles ficam apenas 45 dias apreendidos, em centros de reabilitação, e depois voltam ao crime”, diz o sargento. O entorpecente e o adolescente apreendido foram encaminhados para a delegacia da cidade.

Só neste ano, cerca de 407 quilos de maconha foram apreendidos por policiais do PPRv de Iporã. De acordo com o sargento, esse tipo de apreensão é comum nas imediações da cidade. “Por ser região de fronteira, diversas vezes nós apreendemos material contrabandeado do Paraguai. Como há fluxo grande de veículos que passa pela PR-323, nós intensificamos as abordagens em veículos suspeitos e realizamos operações programadas para conter esse tipo de prática ilegal.”

Outra apreensão

Na terça-feira (27) da semana passada, outro adolescente foi apreendido, transportando 18 quilos de maconha, também de Guaíra a Londrina. Desta vez, o menor levava o entorpecente escondido em diversas embalagens de suco. Segundo os policiais, o adolescente teria informado que receberia cerca de R$ 2mil pelo transporte da droga que vinha do Paraguai.