Acordo entre secretarias vai “desafogar” delegacias

Cerca de 800 presos dos que lotam as carceragens das delegacias de Curitiba e região serão transferidos para um cadeião. Na verdade, trata-se da Penitenciária Metropolitana de Piraquara, ainda a espera de ser ativada. Como medida de emergência, o secretário da Justiça, Aldo Parzianello, em conjunto com o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, decidiram transferir a administração da unidade.

Agora, a penitenciária ficará sob a responsabilidade da Segurança. “É uma solução emergencial que vai permitir desafogar os distritos e delegacias de Curitiba e Região Metropolitana, com a transferência de até 800 presos àquela unidade, que vai funcionar provisoriamente como um ?cadeião?”, disse Parzianello.

São José

A unidade de Piraquara está pronta e será disponibilizada à Secretaria da Segurança Pública, que terá condições de alojar um maior número de presos do que a da Justiça poderia fazer, em função do cumprimento da Lei de Exigências Penais. Parzianello anunciou também a licitação, na próxima semana, do projeto do Centro de Detenção Provisória de São José dos Pinhais, que vai proporcionar ao sistema penitenciário 900 novas vagas.

A mudança foi divulgada ontem, durante a reunião da “Operação Mãos Limpas”, realizada semanalmente no Palácio Iguaçu. Nela se encontram representantes das polícias Militar, Civil e Federal, do Poder Judiciário e das secretarias de Estado ligadas à área de segurança pública, além do governador.

Inteligência

Está em fase de conclusão o projeto de geoprocessamento que mostrará um mapa completo da criminalidade no Estado, permitindo a definição de estratégias de combate ao crime, de forma integrada entre as polícias Civil e Militar e o Poder Judiciário. O geoprocessamento terá estatísticas de local, tipo de crime e número de ocorrências registradas. Essas informações, através do boletim unificado, vão alimentar um grande banco de dados. O boletim de ocorrências unificado, das polícias Civil e Militar, é a peça que falta para por o projeto em funcionamento.

Voltar ao topo