Academia do Guatupê completa 33 anos

A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), criada pelo então governador Paulo Pimentel, completa hoje 33 anos de atividades ininterruptas desde a inauguração de suas instalações no bairro do Guatupê, em São José dos Pinhais. A unidade da Polícia Militar do Paraná é uma das maiores academias de polícia da América do Sul, encarregada da formação, aperfeiçoamento e especialização de membros da PM.

Para ensinar e instruir os futuros policiais militares, a academia dispõe de estandes de tiro, pista de tiro policial, simulador de confrontos armados, pista de aplicação militar, além de salas de aula, entre outras instalações fundamentais. Ela está instalada em uma área de 1 milhão de metros quadrados, às margens da BR-277 (sentido Curitiba-Pananaguá).

Reconhecimento

Desde 1971, a APMG, além da formação de praças, formou 1.573 oficiais policiais militares, dos quais 139 vieram de outros estados e dois do Paraguai. Nos cursos de aperfeiçoamento de oficiais, foram formados 671 alunos, sendo 152 de outros Estados, sete de países da América Latina (Argentina, Bolívia e Colômbia). Já nos cursos de especialização os formados pela APMG chegam a 1.341 alunos. Além disso, a academia já proporcionou estágios a 62 profissionais.

Voltar ao topo