Vários paranaenses estão entre as 108 mil pessoas que integram o abaixo-assinado pedindo o aumento das penas para crimes contra a vida, que deverá ser entregue no Congresso Nacional até 10 de outubro. Apesar do clamor popular, especialistas garantem que penas mais severas não vão diminuir os índices de criminalidade no país.

continua após a publicidade

O abaixo-assinado é uma das iniciativas da União em Defesa das Vítimas de Violência (UDVV), coordenada por Roberto Sekiya. De acordo com ele, a idéia começou a ganhar força pela deputada Keiko Ota, mãe de um rapaz que foi sequestrado e assassinado.

“Ela criou uma frente parlamentar e uniu vítimas no país todo. Entregou uma carta para os presidentes da Câmara e do Senado, pedindo a revisão do Código Penal. Um anteprojeto foi entregue no Senado em junho do ano passado, que já foi transformado em projeto por José Sarney”, explica Roberto. O Código Penal é de 1940 e precisa ser adaptado à realidade dos altos índices de criminalidade que o país passou a registrar.

Roberto explica que um crime de falsificação de produto, por exemplo, tem pena mínima de dez anos, enquanto um homicida pode ser condenado a apenas seis anos, se receber a pena mínima. O abaixo-assinado não é uma petição pública e qualquer pessoa pode assiná-lo, até mesmo pela internet, no site www.pelofimdai mpunidade.com.br. A intenção é encorajar os senadores a votarem pelo aumento das penas previstas para os crimes contra a vida.

continua após a publicidade

Caso

O Paraná Online acompanhou, há uma semana, o caso de Edicleia Mendes, que foi condenada a quatro anos em regime aberto depois de matar a amante do marido, em Curitiba. Além de receber a pena mínima, a Justiça concedeu o privilégio que reduziu a pena em mais dois anos, porque o crime foi cometido após injusta provocação. Kelly Cristina da Silva foi morta a facadas, aos 18 anos, em maio de 2011.

continua após a publicidade

“Se alguém de fora do país olhar nosso Código Penal vai achar que aqui um produto é mais importante que uma vida. Do jeito que está, compensa ser assassino, ladrão ou corrupto. Isso é o que a sociedade quer que mude. A vida precisa ser valorizada”, afirma Roberto.

Professora indica prevenção

Arquivo
Situação social estaria por trás de criminalidade.

Especialistas acreditam que penas mais severas não vão ajudar a diminuir a violência. “Não há nenhuma comprovação de que o aumento da pena ou um sistema penal mais severo vai realmente coibir a prática de novos crimes. Está comprovado por pesquisas da área de sociologia que isso não acontece”, conta Clara Borges, professora de Direito Processual Penal, do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná.

Ela explica que quanto mais tempo o condenado passa nas prisões superlotadas, em condições sub-humanas, pior saem os criminosos. Dessa forma, a reinserção na sociedade é uma missão quase impossível e muitas vezes os ex-detentos reincidem no crime. A verdadeira solução, de acordo com a professora, é prevenir com investimento social, em saúde e educação.

Vingança

“As famílias enxergam no sistema penal uma vingança. Por mais que o criminoso receba uma pena altíssima, o dano não será indenizado. É uma falsa sensação de que houve uma recompensa pelo mal sofrido. Acabar com o crime a gente não vai, porque isso faz parte da convivência humana, mas o investimento social pode, sim, diminuir a taxa de crimes”, ressalta Clara.

O inves,timento social, para formar pessoas mais instruídas e com mais condições de levar uma vida longe do crime, deve ser aliado, segundo a professora, ao dever paliativo de reestruturar a defensoria pública e melhorar as condições humanas nos presídios. Além disso, Clara e Roberto concordam em um ponto: as vítimas também precisam ter direito de acompanhar todo o processo, de entender porque o crime aconteceu, e como o assassino chegou ao ponto de cometer o homicídio.

Direitos

“O assassino resguarda tantos direitos, e a vítima só tem o direito de chorar. É vitimada pela segunda vez quando o crime não é investigado, ou quando ninguém avisa nada sobre o processo. O governo vê como mais um número, enquanto o Brasil está no topo do ranking mundial de homicídios e não se vê ninguém agir”, afirma Roberto.