550 vítimas da VC já foram ressarcidas, informa banco

Pelo menos 550 vítimas da VC Consultoria já foram ressarcidas dos prejuízos, pelo banco BMC. O relatório completo deve ser divulgado na segunda-feira.

De acordo com o promotor Maximiliano Ribeiro Deliberador, do Ministério Público, responsável pelo acompanhamento do caso na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, desde a assinatura do termo de ajustamento de conduta, em 16 de maio, o banco tem cumprido todas as exigências do MP, como atendimento por telefone e em postos, às vítimas. “Até o momento não temos informações que o banco tenha participado no golpe”, afirma Deliberador.

Análise

As informações preliminares do MP revelam que no período de um mês concedido ao banco para análise dos contratos e atendimento às vítimas, cerca de 2.600 pessoas entraram em contato com o banco, mas só 964 eram de clientes da VC que diziam terem sido lesados, o restante eram outras reclamações ou pedidos de informação. O banco conclui que 553 contratos eram irregulares e 339 estão em análise.

Deliberador acredita que o número de vítimas não deve aumentar muito, mesmo com a análise de todos os mais de 57 mil contratos firmados pela VC Consultoria durante toda a sua existência. No entanto, segundo informações não-oficiais da Polícia Civil, o número de contratos irregulares deve chegar a 15 mil.