Um distrito de Xangai, a maior cidade da China, localizada a leste do oceano pacífico, pode adotar o modelo de transporte coletivo e a política de planejamento urbano de Curitiba. Uma comitiva formada por representantes do Distrito de Jia-Ding esteve reunida, na tarde de quarta-feira com o prefeito Cassio Taniguchi, no gabinete da Prefeitura.

Os chineses estão em Curitiba desde segunda-feira feira e já visitaram parques, estações tubos, conheceram linhas de ônibus e estudaram os projetos de planejamento e transporte da cidade.

O objetivo da visita, segundo o vice-diretor do distrito, Hua Yi You é buscar subsídios para reformular o sistema de transporte de Xangai. "Curitiba nos foi apontada como referência nesta área", disse Hua Yi You ao prefeito.

O distrito de Jia-Ding deverá implantar um projeto piloto de um novo sistema de transporte que possa ser aplicado em curto prazo de tempo e com economia de recursos.

Após apresentar um breve histórico sobre os 30 anos do transporte na capital paranaense e citar algumas das recentes inovações na área, o prefeito Cassio Taniguchi contou aos chineses o que considera a melhor solução para a cidade chinesa.

"O sistema de transporte de superfície é o que pode oferecer o melhor resultado", disse Cassio Taniguchi. Segundo o prefeito, esta forma de transporte pode ser operado com ônibus, em pistas exclusivas que podem ser realizadas num período de um ou dois anos e com custos 100 vezes menor.