ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, afirmou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou estimulado a concorrer à reeleição quando viu o resultado da pesquisa CNI/Ibope, que aponta a possibilidade de sua derrota tanto no primeiro quanto no segundo turno para o prefeito José Serra. "Esse tipo de coisa estimula o presidente. Ele está estimulado a ser candidato", disse.

continua após a publicidade

Wagner afirmou ainda que o presidente não ficou abatido. "É preciso fazer uma leitura dos números frios da pesquisa. Ainda há muito caminho a ser percorrido e aqueles que comemoram o resultado devem se lembrar disso". Ele acha que o fato de a pesquisa revelar uma queda na popularidade do presidente nos centros pequenos e mostrar o crescimento nas grandes cidades pode significar, por hipótese, que o pior do desgaste já passou.

Jaques Wagner disse ainda que o governo viveu dois momentos difíceis de outubro para dezembro. "Não podemos nos esquecer que nesse período o deputado José Dirceu enfrentou um processo e foi cassado pela Câmara e que o ministro Antonio Palocci viveu seu maior período, que culminou com a queda do PIB".

continua após a publicidade