Volume de cheques sem fundos estabiliza em 2004, revela Serasa

De janeiro a julho, o volume de cheques sem fundos emitidos no país permaneceu estável, se comparado a igual período de 2003. Foram devolvidos 15,9 cheques para cada mil compensados, mesmo índice registrado nos sete primeiros meses de 2003. A informação consta de estudo da Serasa S.A., empresa brasileira de pesquisas, informações e análises econômico-financeiras.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, em julho de 2004 o número total de cheques sem fundos, 2,71 milhões, foi 14,7% menor do que o registrado em julho de 2003 (3,18 milhões). Em julho deste ano, foram devolvidos por insuficiência de fundos, em todo o país, 15,6 cheques a cada lote de mil compensados. O número apresentou queda de 7,1% em relação a julho de 2003, quando foram devolvidos 16,8 cheques a cada mil, a segunda maior devolução registrada em 2003.

Para os técnicos da Serasa, a estabilidade do número de cheques devolvidos por falta de fundos é resultado de um conjunto de fatores que revelam a retomada do nível de atividade econômica, como o recuo da taxa de desemprego, melhoria da massa salarial decorrente da reposição de perdas inflacionárias anteriores, obtida por trabalhadores de algumas importantes categorias.

Voltar ao topo