Viapar realiza segunda etapa do “Saúde Caminhoneiro”

A segunda etapa do programa ?Saúde do Caminhoneiro?, implementado pela concessionária Viapar, acontecerá na próxima quinta-feira no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária em Rolândia, na BR-369.

Durante grande parte do dia, os condutores de caminhões que passarem pelo local serão convidados a participar da programação. Sob os cuidados de equipe especializada, eles farão exames de saúde, de acuidade visual e também uma avaliação odontológica, além de participar de rápidas palestras sobre temas ligados à saúde bucal e doenças sexualmente transmissíveis. Haverá, ainda, distribuição de brindes e preservativos.

Com o ?Saúde do Caminhoneiro? a Viapar pretende conhecer melhor a realidade desses profissionais e contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida. A primeira etapa, ocorrida no final de setembro em Peabiru ? entre Maringá e Campo Mourão ? avaliou 95 pessoas e revelou dados preocupantes. Mesmo relativamente jovens, com média de 37 anos, 41% deles apresentavam pressão arterial elevada, 17% tinham hipoglicemia e 3% eram diabéticos. Foi constatado também que 65% dos motoristas estavam com peso acima do ideal, dentre os quais 30% eram considerados obesos. Do total de caminhoneiros examinados pela concessionária, 15% apresentavam problemas no olho direito, 13% no olho esquerdo e 8% em ambos os olhos.

Os condutores que participaram da primeira etapa foram unânimes em afirmar que, por falta de tempo, quase nenhuma atenção podem dar à própria saúde. Posteriormente, a empresa encaminhou a todos eles uma correspondência em que informou detalhes dos eventuais problemas de cada um, orientando-os a procurar um médico ou especialista.

O programa é desenvolvido pela concessionária em conjunto com BR-Vida, Sest/Senat, Setcamar, Cesumar, Hoftalmar e Polícia Rodoviária

Voltar ao topo