Via Campesina protesta contra liberação do cultivo de transgênicos

Depois de quase uma semana acampados, os integrantes da Via Campesina ? que reúne os movimentos sociais do campo, como o dos sem-terra, a Pastoral da Juventude Rural, e os das Trabalhadoras Rurais e dos Atingidos por Barragens ? fizeram hoje duas manifestações de protesto contra a liberação do cultivo de alimentos transgênicos. A primeira, pela manhã, reuniu cerca de 150 pessoas em frente ao edifício onde funcionam as sedes do Partido dos Trabalhadores e da multinacional Monsanto, no Setor Comercial Norte.

Há pouco, em frente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e à Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, cerca de 60 manifestantes acusavam o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, de ser o principal responsável pela possível liberação do cultivo dos transgênicos. O protesto é pacífico e 48 soldados da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar do Distrito Federal garantem a segurança.

Um dos organizadores do manifesto, Jessé Moreira, da Organização de Estudantes de Agronomia do Brasil, informou que “além do protesto contra os trangênicos, a Via Campesina veio pedir para que o deputado Fernando Gabeira fique no PT. Queremos que saiam do partido os que forem a favor desses venenos. E o deputado Paulo Pimenta (PT/RS) é um deles”.

Voltar ao topo