Vereadores de Telêmaco Borba são afastados pela Justiça

A juíza Sigrid de Camargo Vianna, da Vara Cível de Telêmaco Borba, recebeu hoje ação cautelar proposta pelo Ministério Público da comarca e decretou o afastamento dos vereadores Edson Francisco Mendes, atual presidente da Câmara, e Nezias Trindade da Silva, que ocupou o cargo em 2001 e 2002.

A juíza também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal e a indisponibilidade de bens dos vereadores. Os dois ficarão afastados do cargo por tempo indeterminado, até o julgamento do mérito da ação ou eventual obtenção de liminar suspensiva.

A ação havia sido protocolada pela Promotoria Especial de Proteção ao Patrimônio Público de Telêmaco Borba em 22 de outubro.

A ação questiona um esquema de desvio de combustíveis. As investigações do Ministério Público começaram após conclusão de relatório de auditoria feito pelo Tribunal de Contas do Estado, que apontou diversas irregularidades na Câmara Municipal da cidade.

De acordo com depoimentos de testemunhas à Promotoria, os dois vereadores, por meio de “cartões de visitas” por eles assinados enquanto cada qual ocupava a presidência da Câmara, autorizavam o fornecimento de combustível a particulares, que abasteciam em um posto da cidade. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo