Venezuela quer parceria com o Paraná

Depois de o presidente Hugo Chávez ter confirmado a participação no Mercosul, Brasil e Venezuela buscam aproximação também na área cultural. Ontem, em Curitiba, o embaixador daquele país no Brasil, Vladimir Villegas, conversou com integrantes do governo do Estado sobre a troca de experiência entre a TV Paraná Educativa e a TV pública da Venezuela.

Vladimir Villegas ressaltou que os dois países podem juntos criar uma televisão latino-americana forte. “É uma necessidade histórica. Os modelos vigentes não têm nada a ver com a nossa cultura”, disse. Ele é jornalista e disse que tem interesse em estreitar os vínculos com diferentes alternativas de televisão, como as TVs comunitárias e educativas que existem no Brasil. O adido cultural do governo da Venezuela, Maurice Reyna, acompanhou o embaixador durante a visita.

O embaixador está para voltar ao país e assumir a direção da TV estatal. Vai precisar de ajuda financeira e cooperação técnica para reestruturá-la. “O canal tem uma importância muito grande para o nosso país. Precisamos usá-lo para a manutenção da democracia”, justifica se referindo às constantes ameaças de golpe. Ele também ressaltou que toda a América tem a tarefa de ajudar evitando que isto ocorra.

O governo venezuelano vive um momento político delicado. Em abril , foi alvo de um golpe de Estado, que fracassou dias depois.

Vladimir Villegas conta que uma comitiva da Paraná Educativa deve ir à Venezuela para a troca de experiências e desenvolvimento de projetos comuns. Outra intenção é a revitalização do Instituto Brasil-Venezuela naquele país e a criação de um similar no Brasil. O órgão seria o responsável pelo intercâmbio cultural.

Voltar ao topo