As vendas no fim de semana que antecede o Dia os Pais (de 4 a 6 de agosto) cresceram 4,3% no comércio varejista do País, na comparação com o mesmo período de 2005 (5 a 7 de agosto), de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (07) pela Serasa. Já na semana anterior à data, que foi de 31 de julho a 6 de agosto, a atividade econômica do comércio aumentou 2,6% em relação à mesma semana de 2005 (1 a 7 de agosto). Na cidade de São Paulo, o volume das vendas evoluiu 2,1% no fim de semana, mas recuou 1,7% na semana que antecede o Dia dos Pais.

Na avaliação da Serasa, a alta das vendas foi influenciada pelas promoções do varejo e pela facilidade de crédito à pessoa física além das baixas temperaturas, que puxaram as vendas de confecções. A melhora nas condições de emprego, renda e juros também devem ser citadas como fatores que impulsionaram as vendas no período.

A empresa ressaltou, entretanto, que a ampliação se deu em comparação com uma base fraca, que foi a de 2005. A Serasa ainda informou que as compras de última hora podem ser as responsáveis pelo maior crescimento nas vendas para o Dia dos Pais.