Vendas industriais caíram 6,10% no Paraná em fevereiro

As vendas industriais do Paraná fecharam o mês de fevereiro com queda real de 6,10% em comparação com janeiro. Houve queda nas vendas para o Paraná (-10,11%) e para outros Estados (-5,83%). Apenas as exportações tiveram ligeira alta (0,03%).

Apesar do resultado do mês, o primeiro bimestre apresentou desempenho positivo de 1,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados hoje, fazem parte da Análise Conjuntural do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

A queda é justificada pelo número menor de dias trabalhados (17), em função do feriado de Carnaval. Também a interrupção do declínio da taxa de juros e a implantação da nova Cofins – com o aumento do índice de tributação – podem ter contribuído para o desempenho negativo.

Mesmo com a queda no resultado geral, 12 dos 18 gêneros industriais pesquisados registraram alta nas vendas em fevereiro, com destaque para a indústria de perfumaria, sabões e velas (126,84%), mobiliário (18,63%) e material de transporte (7,08%). Já as quedas mais significativas ficaram por conta do gênero vestuário, calçados e artefatos de tecidos (-44,05%), produtos farmacêuticos e veterinários (-28,59%) e material elétrico e de comunicações (-22,06%). (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo