Vendas de eletroeletrônicos devem crescer 14,79%

São Paulo – Os fabricantes de eletroeletrônicos de consumo devem terminar o ano com um crescimento estimado em torno de 14,79%, segundo balanço preliminar da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) divulgado hoje (8). O desempenho foi gerado principalmente pelo segmento de imagem e som, que cresceu 32,23%, seguido pelas vendas de eletroportáteis, com incremento de 3%, e pela linha branca, com vendas 2,22% maiores.

No segmento da linha branca, os produtos que registraram maior crescimento foram as lavadoras automáticas (5,69% acima de 2004) e secadoras de roupa (aumento de 8,87%). Já os refrigeradores encerram o ano em patamar 0,77% superior ao do ano passado, enquanto as vendas de fogões cresceram 2%. No total, o setor comercializou acima de 45 milhões de unidades das três linhas de produto (branca, imagem e som e portáteis).

O presidente da Eletros, Paulo Saab, disse que "embora, em dezembro, a queda dos juros e a expansão da massa salarial e do crédito estejam estimulando as vendas, o consumidor está cauteloso em se endividar, o que se reflete na linha branca, cuja maior parte da comercialização é feita através do crediário".

No segmento de portáteis, os destaques foram os aspiradores de pó (crescimento de 5,17%); as cafeteiras (aumento de 3,49%) e os ferros de passar roupa (aumento de 3,34%). Já os liquidificadores fecham o ano com vendas 2,91% superiores. A linha de imagem e som confirmou a posição de destaque do setor em 2005, com o maior índice de crescimento, favorecida pela queda do dólar, que barateou o custo dos componentes importados.

Megavendas

Os aparelhos de DVD tiveram incremento de vendas de 80,43%; os rádios-gravadores, vendas 37,06% superiores, e os televisores, vendas 20,9% acima de 2004. A indústria comercializou cerca de 9 milhões de televisores, superando a projeção inicial que se situava entre 8,6 e 8,8 milhões de aparelhos.

"Este resultado é ainda mais positivo se considerarmos que 2004 já foi um ano onde se iniciou o movimento de renovação do parque instalado desse segmento", explicou Saab. Ele ressaltou que em 2004, as vendas de televisores cresceram 42% em relação a 2003.

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