Venda de veículos em fevereiro foi recorde para o mês

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Rogelio Golfarb, informou nesta terça-feira (06) que as vendas do setor em fevereiro de 146,8 mil unidades foram recorde para o mês. As vendas de 299,7 mil unidades acumulada no primeiro bimestre também são o melhor resultado da história do setor no período. Segundo ele, o desempenho reflete a redução da taxa de juros e a melhoria das condições de financiamento.

O executivo ressaltou que as exportações de US$ 942,4 milhões em fevereiro também foram recordes para o mês. Golfarb destaca, no entanto, que em unidades as vendas externas registraram uma queda de 13,2% no primeiro bimestre deste ano.

Conforme Golfarb, o volume de crédito voltado ao setor em fevereiro alcançou R$ 64 bilhões, o que representa um aumento de cerca de 20% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ele disse que os baixos índices de inadimplência também contribuíram para esse incremento do volume de crédito do setor automotivo.

De acordo com a Anfavea, em fevereiro deste ano o indicador de inadimplência foi de 3,3%, bem abaixo da média do segmento de bens duráveis, que foi de 7,5%. O alongamento do período de financiamento também favoreceu as vendas. Segundo ele, em fevereiro 50% das operações de financiamento tinham prazos acima de 36 meses ante participação de 30% no mesmo período do ano passado. "A expectativa é de que essa tendência, que se iniciou em dezembro, se mantenha ao longo deste ano", afirmou.

Voltar ao topo