Venda de sementes e mudas será desregulamentada

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (13), parecer favorável a projeto de lei da Câmara que desregulamenta a comercialização de sementes e mudas no país. O relator, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), incluiu apenas uma emenda de redação ao texto original que, uma vez mantido pelo Plenário, poderá seguir diretamente para sanção presidencial.

O presidente da CAE, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), chamou a atenção dos integrantes da comissão para a importância do projeto, que atualiza a legislação depois da chamada lei de proteção de cultivares, de 25 de abril de 1997. Pela proposta, a responsabilidade pela qualidade da semente produzida e comercializada no país passa a ser do produtor e do seu responsável técnico. Isto é atualmente competência do governo. Ainda de acordo com o projeto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estará incumbido de fazer as normas e fiscalizar sua aplicação.

Outra mudança é a substituição do termo ?fiscalizada? por ?certificada?, para classificação das sementes oferecidas ao agricultor. Além disso, o projeto dispensa da inscrição no Registro Nacional de Cultivares (RNC) aquelas cultivares utilizadas por comunidades locais, indígenas e pelos agricultores familiares que produzem sementes para a própria comunidade. Também será excluída da obrigatoriedade de registro a produção de sementes florestais nativas e aquelas onde haja dificuldade de comprovar a origem genética.

Voltar ao topo