continua após a publicidade

A Prefeitura de Curitiba lembra aos contribuintes que vence nesta sexta-feira o prazo para pagamento do IPTU em uma única parcela, com desconto de 20%. O prazo foi estabelecido por decreto do prefeito Beto Richa e representa uma dilação de três semanas em relação à data fixada pela gestão anterior, que era 3 de janeiro.

Ampliar o prazo para pagamento do IPTU com desconto foi a primeira medida tomada por Richa, logo após sua posse. O objetivo foi facilitar a vida do contribuinte, dando-lhe um tempo maior para organizar as despesas do início do ano e aproveitar o benefício da bonificação.

O desconto de 20% vale para contribuintes que não têm débitos anteriores com o IPTU. Quem tinha débitos (com o IPTU de 2004 ou anos anteriores) só terá direito ao desconto se essas dívidas tiverem sido pagas até 20 de novembro do ano passado.

continua após a publicidade

Quem extraviou ou teve algum problema no recebimento do talão do IPTU pode conseguir uma segunda via nas Ruas da Cidadania, nos núcleos da Secretaria Municipal de Finanças.

A segunda via também pode ser retirada no site da Prefeitura. Basta clicar em "IPTU 2005", na primeira página. Para emitir a segunda via é preciso digitar o número da inscrição imobiliária ou a indicação fiscal do imóvel. O número pode ser copiado do carnê do ano passado.

continua após a publicidade

O imposto pode ser pago em um dos 13 bancos da rede conveniada – cuja lista está impressa no carnê do IPTU. Para informações mais detalhadas, a Secretaria Municipal de Finanças também coloca à disposição dos contribuintes os telefones 350-8900 e 350-8901, das 8h às 18h.