O gigantesco projeto de transposição das águas do São Francisco não avançou no primeiro mandato de Lula, mas foi incluído como prioridade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

continua após a publicidade

Contudo, dom Luiz Cappio, bispo da diocese de Barra (BA), o mais resoluto opositor do projeto, promete reagir mais uma vez. O religioso se notabilizou pela greve de fome de onze dias, feita há dois anos, ao protestar contra a interferência de obras físicas no curso do Velho Chico.

Dom Cappio voltou a se manifestar sobre o assunto, assinalando a negativa do governo de sequer conversar com os interessados, ?por ter vergonha de falar a verdade do projeto?, segundo revelou ao jornal O Estado de S. Paulo.

O governo arquivou temporariamente o projeto frente o forte clamor popular suscitado pela atitude do bispo, assumindo o compromisso de dialogar sobre a política mais indicada para a região do semi-árido, alvo dos hipotéticos benefícios da transposição das águas.

continua após a publicidade

O Ibama concedeu a licença ambiental para o início das obras no dia 23 de março último, e a ordem de serviço para a primeira etapa já foi assinada pelos Ministérios da Integração Nacional e Defesa. O Exército vai construir dois canais de aproximação do rio com as estações de bombeamento, no valor de R$ 26 milhões.

Depois entram em campo as grandes empreiteiras fascinadas pelos R$ 3,3 bilhões da suculenta licitação.

continua após a publicidade