Varig deve reduzir número de vôos no País

A crise enfrentada pela Varig, que vem sendo obrigada a devolver aviões, poderá levar a uma redefinição da operação no transporte doméstico com a Rio Sul e a Nordeste, que fazem parte do mesmo grupo econômico, controlado pela Fundação Ruben Berta (FRB). Ao contrário da Varig, a Rio Sul receberá novos jatos e deverá realizar mais vôos internos. A empresa programou um anúncio ao mercado para a amanhã (25), mas não revelou o seu conteúdo.

Depois de devolver sete jatos Boeing 737 da GE Capital Aviation Services, no mês passado, a Varig admitiu, no início de julho, que a desvalorização do real este ano vem anulando as economias que a empresa havia conquistado no processo de reestruturação e que mais aviões poderiam ser devolvidos, conforme a situação da empresa. Este mês, ainda, por problemas de caixa, a empresa parcelou em duas vezes o salário de parte da folha de pessoal.

Fontes do setor indicam que o Grupo Varig poderá redefinir o foco de atuação da Rio Sul e da Nordeste. As duas empresas compõem a Varig Participações em Transportes Aéreos (VPTA), que é uma companhia independente da Varig. Além de trabalharem em acordo, a Rio Sul, que receberá pelo menos cinco jatos em dois meses, poderá se concentrar nas ligações entre capitais, enquanto a Nordeste faria basicamente linhas do interior para grandes cidades.

Voltar ao topo