Vandalismo destrói 5 mil árvores por ano em Curitiba

Curitiba perde cinco mil árvores por ano para o vandalismo. O número corresponde a 40% do total de mudas de árvores plantadas por ano nas ruas da cidade. Para reduzir a depredação das árvores, a Prefeitura de Curitiba começou nesta segunda-feira (28) uma campanha de educação ambiental. A campanha faz parte do novo Plano Diretor de Arborização Viária de Curitiba.

"Quem depreda árvores está cometendo um crime contra o meio ambiente e contra o patrimônio público", diz o prefeito Beto Richa. "O vandalismo causa prejuízo financeiro e, principalmente, danos à arborização, que faz parte da qualidade de vida de nossa cidade."

Para plantar cerca de 12 mil árvores por ano, a Prefeitura tem gastos com água, sementes, embalagens, transporte e mão-de-obra do cultivo e da supervisão de engenharia florestal.

A maioria das árvores depredadas é atacada por vândalos logo após o plantio, ainda na fase de adaptação. Os ataques ocorrem geralmente à noite. Os vândalos quebram os galhos e troncos das árvores. No início do ano, a Prefeitura de Curitiba teve de refazer o plantio da rua Conselheiro Laurindo, no trecho da rua Engenheiros Rebouças à Nilo Cairo, onde todas as árvores foram depredadas.

As árvores plantadas nas ruas da cidade têm cerca de dois metros de altura e dois centímetros de diâmetro. As árvores são produzidas no Horto Municipal de Curitiba. Para ficar apta ao plantio nas ruas, uma muda de árvore leva cinco anos, período em que fica sob os cuidados de engenheiros e funcionários do Horto. "É o trabalho de muita gente que é destruído em minutos", diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

Educação Ambiental – Em 2007, a Prefeitura de Curitiba vai intensificar o plantio de árvores nas ruas da cidade. Com o novo Plano Diretor de Arborização Pública, que está sendo executado, a previsão é chegar ao fim do ano com 20 mil árvores plantadas.

Para que o trabalho da Prefeitura não seja comprometido, equipes de educação ambiental estão visitando residências, comércio, escolas, associações de moradores e outras organizações sociais em bairros da cidade onde a Prefeitura está implantando o Plano de Arborização. Nesta semana, a mobilização acontece no bairro Alto Boqueirão, onde a Prefeitura está plantando 500 novas árvores e fazendo podas em 1.205 árvores adultas.

O trabalho de educação ambiental conta com material sobre as espécies das árvores e os cuidados que a população deve ter em relação à arborização pública. Jogo e brincadeiras com crianças também fazem parte da campanha.

Voltar ao topo