Vacinação infantil começa amanhã com duas campanhas

Começa neste sábado  a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. Pela primeira vez a campanha vai durar quinze dias. Os pais vão ter até o dia 3 de setembro para levar as crianças de até cinco anos para receber a segunda dose da vacina. Segundo o Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o prazo para a vacinação será de duas semanas porque são duas campanhas em uma.

Além da campanha da pólio, também haverá uma campanha com a vacina injetável tríplice viral, que, além de sarampo, protege contra cachumba e rubéola. ?Se nós fizéssemos num dia só, duas vacinas e uma delas sendo injetável, iria causar tumulto e filas. Por conta disso, o Ministério da Saúde estendeu o prazo, para que em duas semanas todas as crianças menores de cinco anos sejam vacinadas de maneira segura, tranqüila, sem tumulto?, afirmou o secretário.

?O que a gente quer nesse momento é criar um efeito que a gente só tem quando vacina todos no mesmo período, em mesmo dia, ou em período curto, como em duas semanas. Porque nós vamos ter no meio ambiente do Brasil inteiro o pólio vírus vacinal nos córregos, nos rios, nos igarapés, nas fossas. Então, se houver importação do pólio vírus selvagem, como a gente chama, que é o que causa a doença, ele vai encontrar uma competição biológica no próprio meio ambiente?, afirmou o secretário. ?Então, além de proteger individualmente cada criança, essa segunda dose, junto com a primeira, cria uma espécie de cobertura de proteção sobre o próprio meio ambiente do Brasil?, acrescentou.

Voltar ao topo