Vacinação contra febre aftosa deve atingir todo o rebanho

Todo o rebanho do Paraná deve ter sido vacinado contra a febre aftosa durante a campanha realizada este mês. O encerramento foi nesta terça-feira (20) e avaliações preliminares indicam que a meta da Secretaria da Agricultura de vacinar 100% do rebanho paranaense – 9,8 milhões de cabeças- tenha sido atingida. Os números estarão apurados em todos os municípios até o final da semana.
Até o final da tarde desta quarta-feira, a Divisão de Sanidade Animal da Secretaria tinha contabilizado 85% do rebanho vacinado. De acordo com o chefe da Divisão, Alvarez Cherubini, o percentual deverá aumentar na medida em que os pecuaristas apresentarem as notas fiscais referentes à compra das vacinas. Eles têm até a próxima sexta-feira para comprovar a imunização do gado, entregando as notas nos núcleos regionais da Secretaria da Agricultura e da Emater em todo o interior.
A febre aftosa é uma das doenças mais contagiosas, causada por vírus, que atingem os bovinos, búfalos, caprinos e suínos. O Paraná está há oito anos sem registrar a ocorrência da doença. A última vez foi em maio de 1995. Em maio de 2000, o Estado foi reconhecido internacionalmente como Área Livre de Febre Aftosa Com Vacinação. No ano passado, 98% do rebanho de bovinos e de búfalos foram vacinados em 212.193 propriedades.

Voltar ao topo