Usina de Salto Caxias recebe o nome do ex-governador José Richa

A hidrelétrica da Copel em Salto Caxias, no Sudoeste do Paraná, inaugurada em 1999, está sendo rebatizada como Usina Governador José Richa. É uma homenagem do governador Roberto Requião ao ex-governador que administrou o Paraná entre 1983 a 1986. Requião assinou o decreto determinando a mudança de nome no último dia 21 e a medida passa a ser válida após publicação no Diário Oficial do Estado.

As obras da hidrelétrica de Salto Caxias começaram na primeira gestão do governador Requião. A usina, situada no rio Iguaçu, entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu, foi a quinta e última construída ao longo da bacia. Ela se destaca como a terceira maior da Copel, menor apenas que as de Foz do Areia e de Segredo.

O governador Roberto Requião decidiu pela construção quando a diretoria da Copel, na época, vislumbrou a necessidade de ampliar a produção de energia elétrica. A obra custou mais de R$ 1 bilhão, dos quais R$ 307 milhões corresponderam a financiamentos da Eletrobras. O restante foi investimento da companhia paranaense. A usina gera 1.240 megawatts de potência, que corresponde a cerca de um terço da capacidade total de geração de energia da Copel.

Voltar ao topo