Uruguai vence Paraguai e está na semifinal da Copa América

Tacna (AE) – Graças à estrela do atacante Dario Silva, o Uruguai derrotou o Paraguai, por 3 a 1, de virada, neste domingo em Tacna, e se classificou para as semifinais da Copa América. O jogador do Málaga, da Espanha, marcou dois gols no segundo tempo e garantiu sua seleção na próxima fase do torneio. O triunfo mantém um tabu de 47 anos sem derrotas dos uruguaios para o rivais na competição sul-americana.

O Uruguai pressionou nos primeiros minutos, mas não conseguiu finalizar. O adversário foi mais eficiente e precisou de apenas 15 minutos para abrir o placar. Numa cobrança de falta, Gamarra apareceu de surpresa na área e, mesmo de costas, desviou de cabeça para o gol.

Mas os paraguaios pararam de atacar e deram espaço para o rival. Apesar de desorganizada, a pressão uruguaia surtiu efeito. Aos 39, Gamarra cometeu pênalti em Bueno, que o próprio atacante converteu. A virada só não veio porque Forlan perdeu gol feito e a cabeçada de Bueno acertou o travessão.

O Uruguai manteve o domínio na etapa final, mesmo após a expulsão de Varela. O segundo gol surgiu aos 20 minutos. Dario Silva quase foi desarmado, mas chutou e deu sorte: a bola desviou em Paredes e tirou o goleiro Villar da jogada, antes de entrar.

Quando o Paraguai chegou a esboçar uma reação, a estrela de Dario Silva brilhou novamente. Aos 43, num longo lançamento, o atacante ganhou de Manzur, tocou por baixo do goleiro e definiu o placar. Só um detalhe ofuscou a alegria de Dario Silva: por ter recebido o segundo cartão amarelo, desfalcará o Uruguai na semifinal.

Ficha Técnica:

Gols: Gamarra aos 15 e Bueno aos 39 minutos do primeiro tempo. Dario Silva aos 20 e 43 minutos do segundo tempo.

Paraguai: Justo Villar; Pedro Benitez, Julio Manzur, Carlos Gamarra e Ernesto Cristal (Diego Figueredo); Edgar Barreto (Julio dos Santos), Carlos Paredes, Derlis Gonzalez (David Villalba) e Aureliano Torres; Nelson Haedo e Fredy Bareiro. Técnico: Carlos Sanguier.

Uruguai: Sebastian Viera; Gustavo Varela, Alejandro Lago, Paolo Montero e Dario Rodriguez; Marcelo Sosa, Cristian Rodriguez (Vicente Sanchez), Javier Delgado e Diego Forlan (Diego Perez); Dario Silva e Carlos Bueno (Guillermo Rodriguez). Técnico: Jorge Fossatti.

Juiz: Hector Baldassi (Argentina).

Cartão amarelo: Lago, Delgado, Dario Silva, Cristaldo e Barreto.

Cartão vermelho: Gustavo Varela.

Local: Tacna, Peru.

Voltar ao topo