O Zoológico Municipal de Curitiba tem novos moradores. Dois ursos-de-óculos chegaram na terça-feira (19) e podem ser vistos pelos visitantes. Os animais vieram do Zoológico de São Carlos (SP), numa parceria com a prefeitura de Curitiba. Há três anos o Zôo de Curitiba não tinha ursos no acervo.

Antes de irem para área de exposição, os animais foram examinados por biólogos e veterinários do Zôo. Os ursos, End e Guaxu, são irmãos gêmeos e têm um ano e sete meses. "É mais uma boa surpresa do Zoológico para a população de Curitiba", diz o diretor Marcos Traad.

Originário da região dos Andes, o urso-de-óculos é a única espécie de urso do Hemisfério Sul. A pelagem do animal é negra e espessa, com mancha branca em volta dos olhos, característica responsável pelo nome popular. A alimentação dos ursos-de-óculos é composta basicamente de vegetais. "Eles crescerão um pouco mais, podendo chegar a 1,80 metro de altura", diz a bióloga Maria Lúcia Faria Gomes.

Dentro do Zôo, os ursos-de-óculos estão em frente ao recinto das antas, no meio do parque. No ambiente natural, os ursos gostam de escalar árvores. Antes da chegada dos bichos, o recinto foi enriquecido com troncos e galhos de árvores para que os animais possam reproduzir o comportamento natural da espécie.

Além da parte que pode ser vista pelo público, os animais contam com uma área de manejo coberta de vegetação e com um tanque d?água para se refrescarem em dias muito quentes.

Leões

Os três leozinhos – Nala, Leona e Leo – que nasceram no Zôo, poderão ser vistos pela população a partir do dia 26 de dezembro. Os animais, saudáveis e pesando quase seis quilos, ficarão com a mãe num recinto especial. Neste ano nasceram no Zoológico de Curitiba 53 mamíferos e 58 aves.