Urbanismo retirou 70% da publicidade irregular das ruas

A Secretaria Municipal do Urbanismo conseguiu um grande avanço na despoluição visual na cidade. Desde maio, com o início do Programa de Melhoria da Paisagem Urbana, o município conseguiu reduzir em 70% a publicidade em áreas públicas. Mais de 400 anúncios de mídia externa que estavam irregulares foram retirados.

"O programa seguirá até atingirmos 100% de eficiência?, afirma o secretário de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur.

Para coibir este tipo de infração, a secretaria reestruturou suas equipes de fiscalização. As blitze retiraram placas de postes e árvores e ainda outdoors e painéis do tipo frontlights que haviam sido instalados sem licença.

Tiveram efeito positivo as negociações com o Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), que reúne as imobiliárias, empresas que tinham por hábito colocar placas e cartazes em postes e árvores. O município também obteve apoio do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado do Paraná (Sepex).

O secretário do Urbanismo explica que a Prefeitura vem negociando com as empresas de publicidade e o sindicato desde o início do ano. ?Estas conversas resultaram na retirada espontânea de 250 painéis (outdoors e frontlights) e em uma operação integrada que começou em outubro e vai continuar nos próximos meses com o apoio do Sepex?, diz.

Uma segunda lista de outros painéis que deverão ser retirados pelas próprias empresas está sendo preparada pela secretaria e o sindicato. O secretário lembra que é interesse tanto das empresas do setor quanto do poder público resolver a situação para não comprometer a paisagem urbana. ?Além de poluir a cidade, a publicidade irregular traz ônus para o poder público face à necessidade de ampliar equipes para a sua retirada?, lembra Jamur.

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