Universidades têm até amanhã para apresentar relatórios da auto-avaliação

Universidades públicas e privadas têm até dia 31 de agosto para apresentar ao MEC os relatórios da auto-avaliação institucional As universidades públicas e privadas têm até o próximo dia 31 de agosto para apresentar ao Ministério da Educação os relatórios da auto-avaliação institucional. Enquadram-se nesta categoria 169 instituições, segundo dados do Censo Escolar de 2004 realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Na avaliação interna, a instituição descreve seu funcionamento sob todos os aspectos e o relatório que ela apresenta será confrontado, posteriormente, na avaliação externa, realizada pelos técnicos do MEC. Os conceitos obtidos nessa fase da avaliação contam pontos no reconhecimento inicial e na renovação do  reconhecimento de cada curso oferecido pela instituição.

Segundo o consultor em Ensino Superior e Diretor-Presidente da CM Consultoria, Profº Carlos Monteiro, a auto-avaliação deve ser encarada como um beneficio para a instituição. "As universidades não devem realizar uma auto-avaliação porque o MEC exigiu, mas porque somente esse processo é capaz de fazer com que o gestor olhe para sua organização de forma consciente com o objetivo de ver e avaliar seus próprios erros e acertos. Só assim as instituições serão capazes de melhorar, crescer e inovar sempre".

SINAES A auto-avaliação é uma parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consta de avaliação institucional (interna e externa), de cursos e de desempenho dos estudantes. No relatório de auto-avaliação, as instituições devem responder sobre dez pontos, entre os quais: a missão e o plano de desenvolvimento, as políticas de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão, produção acadêmica, bolsas de pesquisa e responsabilidade social da instituição.

Sobre o Profº Carlos Monteiro Fundador e diretor presidente da Cm Consultoria, o profº Carlos Monteiro, é considerado um dos maiores especialista em gestão e marketing educacional do  Brasil, com mais de 35 anos de experiência na administração de instituições de ensino superior. Monteiro prestou consultoria para mais de 300 instituições em todo o País, tendo se especializado em setores como marketing educacional e gestão no ensino superior. Durante esse  período, auxiliou universidades na aprovação de cursos, desenvolvimento de ações com a comunidade, adaptação curricular com base nas leis e diretrizes governamentais e gestão estratégica acompanhando as principais tendências de mercado. Em 2005, lançou seu primeiro livro – "Planejamento Estratégico Sistêmico para Instituições de Ensino", pela editora Hoper, onde apresenta seu conhecimento adquirido nestas anos de atuação no mercado educacional.

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