Universidades em greve não chegam a acordo com o governo

O impasse entre servidores das universidades federais e o governo continua. Hoje, mais de mil servidores em greve, de vários estados brasileiros, fizeram manifestação de protesto em frente ao Ministério do Planejamento.

Uma comissão da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) se reuniu com técnicos dos ministérios do Planejamento e da Educação para tentar avançar nas negociações. Segundo o coordenador da Fasubra, Paulo Henrique Rodrigues Gonçalves, não houve acordo na reunião. ?Os técnicos apresentaram a redução do montante inicial de R$ 385 milhões para R$ 270 milhões. A redução da proposta inicial dificulta ainda mais um acordo?, disse Gonçalves.

No fim da tarde, os técnicos do governo federal e a comissão da Fasubra vão se reunir novamente. Os técnicos vão apresentar uma nova proposta. Paulo Henrique Gonçalves garantiu que se o governo não retomar a proposta inicial para a construção do plano de carreira, a greve vai continuar. ?O governo tem que retomar a verba inicial para que a gente possa trabalhar questões de médio e longo prazo. Porque para se ter um processo que vai acontecer daqui a um ano é necessário estabelecer essa credibilidade no acordo?, afirmou.

Os servidores vão estudar a proposta do governo em todas as universidades e fazer uma assembléia geral da categoria. A Fasubra só aceitará a proposta se a maioria dos servidores concordar.

Voltar ao topo