Universidade tecnológica

A transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, o tradicional Cefet, em Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é motivo de júbilo para a sociedade e o reconhecimento do excelente padrão de ensino que a instituição ministrou a milhares de alunos, ao longo de sua história.

Curitiba e o Paraná, posto que tardia e inexplicavelmente, são distinguidos pela segunda universidade federal, ao passo que Minas Gerais e Rio Grande do Sul, unidades às quais o Paraná se iguala em importância socioeconômica, industrial e agropecuária, há muitos anos, possuem várias universidades mantidas pela União.

Aliás, o esforço do governo do Paraná ao atender plenamente a procura dos jovens por formação acadêmica mediante cinco universidades e dezenas de unidades descentralizadas, parece passar despercebido pelas autoridades do ensino universitário no País.

A criação da UTFPR, mesmo com o aproveitamento da excelente estrutura desenvolvida pela competência profissional dos dirigentes e professores do antigo Cefet, não deixa de constituir extraordinário avanço, aplaudido por todos os paranaenses.

Todavia, seja esse o passo inicial de futuras conquistas nesse campo.

Voltar ao topo