Universidade Estadual de Maringá revela o perfil do vestibulando

A partir deste domingo, 15.149 vestibulandos irão disputar uma vaga na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Entre os inscritos, 58,5% moram em Maringá e região. Outros 24% são originários do Estado de São Paulo e 11% vêm de outras regiões do Paraná. As mulheres são maioria entre os candidatos totalizando 53,8%. Na faixa dos 17 anos está a maior parcela dos inscritos (cerca de 33%).

Um pouco menos da metade dos candidatos (47,1%) cursou o ensino fundamental integralmente em escola pública. Essa porcentagem diminui em relação ao ensino médio. Os dados apontam que 39,5% freqüentaram uma escola pública e 47% fizeram o curso em uma instituição de ensino particular. A renda familiar de mais de 39% está entre cinco e dez salários mínimos. Na faixa de três a quatro salários se enquadram cerca de 29% dos jovens.

Para este vestibular a UEM abriu 1.594 vagas distribuídas em 48 cursos de graduação. O concurso começará com a prova de Conhecimentos Gerais, no domingo, dia 15, às 9 horas. A entrada no local de prova será permitida a partir das 8h40 até às 9 horas, quando as portas serão fechadas e não será aceita a entrada de mais nenhum vestibulando. A regra vale também para os dois outros dias de prova.

Na segunda-feira, haverá a prova de Redação e os candidatos irão responder as questões de Língua Portuguesa e Literatura. Na terça-feira será aplicada a prova de Conhecimentos Específicos. Aqueles que se inscreveram para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Letras, Música, Secretariado Executivo Trilíngüe, Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Meio Ambiente e Zootecnia estarão dispensados deste exame, uma vez que esses cursos optaram pela não realização dessa prova.

Nos três dias de exame, o gabarito das provas estará disponível para consulta no site www.uem.br/vestibular, sempre a partir das 15 horas.

A partir desta quinta-feira (12) a comissão organizadora do vestibular dará início a etiquetagem dos locais de provas do concurso. O trabalho começará às 14 horas no Colégio de Aplicação Pedagógica no câmpus universitário. Na sexta-feira a equipe continua a etiquetagem em outros setores da UEM, em outras instituições de ensino de Maringá e também nos câmpus regionais da Universidade.

A UEM fará a divulgação da lista dos aprovados no dia 10 de fevereiro. O prazo de matrícula vai de 20 a 22 de fevereiro. Outras informações na web (www.uem.br/vestibular) ou pelo telefone (44) 3261-4450.

Voltar ao topo