Universidade de Maringá ganha Centro de Especialidades Odontológicas

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), resultante de convênio entre Ministério da Saúde e Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (21) e já começou a funcionar. A unidade está incluída no programa Brasil Sorridente e pode atender cinco pacientes ao mesmo tempo. Ela funciona na Clínica Odontológica (avenida Mandacaru, nº 1550, ao lado do Hospital Universitário).

Segundo o chefe do Departamento de Odontologia da UEM, André Gasparetto, a unidade oferece gratuitamente, além do atendimento básico, tratamentos especializados, como canal, doenças da gengiva, cirurgias odontológicas, câncer bucal em estágio avançado, endodontia e ortodontia. O centro atenderá usuários dos postos de saúde da rede pública e o programa de Saúde da Família.

Para sua manutenção, a clínica contará com verba mensal de R$ 6 mil, segundo o coordenador-nacional do programa de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, professor do Departamento de Odontologia da UEM, Gilberto Pucca Júnior. Os beneficiados, com prioridade às pessoas de baixa renda, serão atendidos por professores e alunos do curso de Odontologia da instituição.

Antes do Brasil Sorridente, somente 3,3% dos tratamentos especializados eram feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 1998, 30 milhões de brasileiros nunca tinham ido ao dentista.

Segundo o primeiro levantamento nacional de saúde bucal, concluído em março de 2004 pelo Ministério da Saúde, 13% dos adolescentes nunca foram ao dentista e 20% da população brasileira já perdeu todos os dentes. Além disso, 45% dos brasileiros não usam regularmente a escova de dentes. 

Voltar ao topo