A Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) recebeu, nos dias 23 e 24 de maio, 39 autoridades de diversas cidades do Chile para o Primeiro Seminário Internacional entre os dois países. ?Ficamos honrados em organizar o seminário, no qual a troca de experiências entre as autoridades locais trará muitas soluções?, afirmou a diretora da Unilivre, Juliana Vosnika.
Na programação, os visitantes assistiram a uma palestra sobre coleta e tratamento de resíduos urbanos e sua disposição final com o engenheiro ambiental Diogo Pereira, e sobre transporte público de Curitiba, com o engenheiro Daniel Costa, da assessoria técnica da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs).
As autoridades também foram conhecer a Unidade de Valorização de Recicláveis, em Campo Magro (Região Metropolitana de Curitiba), e tiveram a oportunidade de ver o museu montado com objetos encontrados no lixo, como televisões, rádios, quadros, livros, um mapa de Curitiba de 1857 e até uma face em mármore, que é réplica da arte do Museu do Louvre, em Paris.
Os visitantes fizeram um passeio de ônibus bi-articulado até o terminal Campina do Siqueira. ?O lugar é muito bonito, organizado e, principalmente, vi que o meio ambiente é muito respeitado e preservado?, disse o vereador de Nunoa, Andrés Zarhi Troy.
Segundo o vereador da cidade chilena de Teno, Manuel Aroldo Améstica Gaete, é importante que a gestão de uma cidade faça a sua parte para conter o aquecimento global. ?Em minha cidade há uma empresa que polui muito o ar, fica uma névoa escura parada no céu, precisamos denunciar e para isso precisamos conhecer bem o assunto e aprendermos a melhor forma de ajudar o sistema?, afirmou.


