Unicentro vai participar do circuito de software livre da Celepar

A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) vai realizar o 1º Circuito Estadual de Software Livre nos dias 2 e 3 de junho, no campus de Guarapuava da Unicentro. O evento, que acontecerá também em Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel e Ponta Grossa, tem como objetivo a troca de experiências e a difusão do conhecimento acumulado, além das possibilidades de trabalhos cooperados referentes ao uso de software livre.

A programação abre com palestra do presidente da Celepar, Marcos Mazoni, sobre Software Livre no mundo e o papel do Estado do Paraná neste contexto. No dia seguinte (03 de junho) serão realizadas palestras, oficinas de Open Office e de Xoops (gerador de sites usado pelo Governo do Paraná), encerrando com debate.

As oficinas serão de quatro horas cada, sendo uma no turno da manhã e outra no turno da tarde, e as palestras terão duração de uma hora, sendo apresentadas por integrantes da Celepar.

As palestras propostas são as seguintes: Expresso ? Solução de correio, agenda e catálogo; Plataforma de desenvolvimento em Java (framework); Banco de Dados ? Uso de banco de dados Postgree nas soluções da Celepar ? Clusterização; Inclusão Digital ? experiência dos telecentros; Sistema operacional Linux e interface ? uso do Debian e do Gnome; Migração; e-Car ? sistema de monitoramento de ações e realizações do Governo; desenvolvimento cooperado; licenças; Multiplataforma ? experiência do uso de ?For heads? no Paraná Digital; e Governo Eletrônico usando Software Livre.

O Circuito deve reunir professores, funcionários e acadêmicos da Universidade, bem como demais representantes da sociedade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.