Unicentro terá Centro de Excelência em Aviação Agrícola

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues e o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Vitor Hugo Zanette, assinam nesta quinta-feira (27), na Delegacia Federal de Agricultura de São Paulo, convênio para criação do Centro de Excelência em Aviação Agrícola. Além da Unicentro, a Universidade Estadual Paulista, Unesp de Botucatu, e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Esalq, integrada à Universidade de São Paulo, USP de Piracicaba, também participam do convênio.

O coordenador do Núcleo de Aviação e Tecnologia Agrícola do Paraná, Nata-PR, Sidnei Osmar Jadoski, defende a iniciativa do Ministério para reativar as pesquisas tecnológicas em prol da aviação agrícola. A instituição é vinculada à Unicentro e atuará em parceria com o Centro de Referência, que deverá também formar e reciclar profissionais para diversas atividades como pilotos agrícolas e bombeiros, também, engenheiros agrônomos, florestais e técnicos agrícolas.

Jadoski informou ainda que a Unicentro pretende criar o Curso Superior de Mecânico Aeronáutico especializado neste segmento agrícola, inédito no Brasil e, um Centro de Serviços de Revisão, Certificação e Calibragem de Equipamentos Agrícolas.

A Unicentro vem desde 1997 buscando efetivar parceria com o Ministério, para criar um Centro de Excelência em Aviação que ocupasse o lugar deixado pelo Centro Nacional de Engenharia Agrícola (Cenea) extinto no início do governo Collor.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.