Em inédita promoção conjunta, a OAB-Curitiba, a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, a Associação Paranaense do Ministério Público, a Associação dos Magistrados do Paraná e outras entidades que estão aderindo, realizarão, entre os dias 30 de julho a 2 de agosto, no Centro de Convenções de Curitiba um evento: ?Encontro Brasileiro de Direitos Humanos – Uma Pós-Graduação em Realidade?. A proposta é congregar destacadas personalidades brasileiras para, da maneira mais genuína possível e com completa isenção, mapear o grau de respeito ao ser humano no Brasil para direcionamento das políticas públicas.
O primeiro movimento foi divulgar nacionalmente a idéia em um recente comunicado com pedido de sugestões. Como resposta, a coordenação recebeu 193 indicações de temas e convidados. Em seguida, formar comissões de temática (uma de cada entidade) para a escolha de vinte temas, respectivos expositores e debatedores. Até início de fevereiro esta tarefa estará concluída.
Na solenidade de abertura, em 30/07/2006, com início às 19h00, teremos três palestras magnas escolhidas pelos Magistrados, pelo Ministério Público e Ordem dos Advogados. Apresentados os painéis e conclusões, também da ?tribuna livre permanente?, onde serão expostas teses e encaminhamentos individuais (denúncias, moções, etc.), será emitida a ?Carta Brasil 2006 de Direitos Humanos?. Para presidir a ?comissão de redação do manifesto oficial?, já confirmou presença o doutor Álvaro Villaça Azevedo, professor titular e ex-diretor da Faculdade de Direito da USP, integrando-a também os indicados pelas entidades idealizadoras.
Organizações não governamentais estão iniciando os contatos para participações, inclusive, com apresentações de painéis. Contaremos também com espaço próprio para lançamentos de livros.
Este importante acontecimento científico e cultural diz respeito a todos e não se volta apenas ao meio jurídico ou acadêmico. Aos participantes serão conferidos certificados. É o Brasil e o verdadeiro significado de direitos humanos que iremos discutir. Você é nosso convidado!
Elias Mattar Assad é presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas.


