Um olhar de esperança

O ex-presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, juiz Roberto Portugal Bacellar, lançou dia 6 último seu livro “Juizados Especiais e a Nova Mediação Paraprocessual”. Editada pela Revista dos Tribunais, com 283 paginas, a obra trata do movimento universal de “acesso a justiça” e dos mecanismos de “saída da justiça, com resolução mais adequada das controvérsias. Traz a visão de um Poder Judiciário comprometido com o povo e que enfrenta o desafio de distribuir a “justiça” atendendo as perspectivas do cidadão, tanto na justiça estadual quanto na justiça federal.

Na obra, Roberto Portugal Bacellar descreve a crise no sistema judiciário, apresenta a solução de divergências por meio de análise de casos concretos e ensina as várias técnicas práticas de negociação para dirimir conflitos no âmbito civil e criminal.

Ao tratar da mediação paraprocessual, aborda o autor a mediação comum e a especial, suas semelhanças e diferenças, efeitos jurídicos e perspectivas. A experiência norte-americana na resolução de pequenas causas e a necessidade de resgatar os valores éticos para vencer a luta contra o Estado paralelo também integram as abordagens do autor, que segundo adiantou, a obra se destina não só aos profissionais do direito, mas também às pessoas que se proponham a olhar com esperança o sistema judiciário brasileiro.

Roberto Portugal Bacellar

é juiz de Direito titular dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Curitiba; especialista em Direito Processual Civil – Unipar-Pr -; mestre em Direito Econômico e Social – PUCPR – e professor de Direito Civil e Processual Civil na PUCPR e na Escolada da Magistratura do Paraná.

Voltar ao topo