UFPR inaugura trilha para mostrar floresta de araucária

O Programa de Ensino Tutorial (PET) do curso de Engenharia Florestal da UFPR vai inaugurar nesta quinta-feira, dia 5, às 15h30 uma nova trilha para que a comunidade possa conhecer melhor um fragmento de Floresta Ombrófila Mista, mais popularmente conhecida como floresta de araucárias.

A solenidade será realizada no local, uma área de 15 hectares bem conservados, anexa à sede do Departamento de Ciências Florestais, no campus do Jardim Botânico da UFPR. O projeto é coordenado pelo professor Antonio Rioyei Higa e executado pelos alunos de graduação do PET, onde 12 são bolsistas e três voluntários.

Na trilha, a comunidade interessada ? principalmente alunos de escolas públicas ou particulares que agendem visitas ? terá uma verdadeira aula de educação ambiental, sendo convidada a ?sentir? a floresta: fechar os olhos e escutar o barulho da água, o canto dos pássaros, sentir o ar fresco, ou seja, perceber os valores indiretos que ela tem. O percurso, de uma hora aproximadamente, mostra também toda a biodiversidade que ali existente.

O projeto é a primeira fase de um programa maior, que visa mostrar para a comunidade os valores da floresta natural e também que a sociedade entenda que a engenharia busca através do plantio de pinus, por exemplo, uma forma ecologicamente correta de produzir produtos que a própria sociedade precisa e que o plantio é uma forma de preservar a natureza. Plantio de área também anexa à sede da Floresta e também viveiros de mudas estão sendo preparados para o ensino dessa segunda fase. Assim, o projeto terá duas vertentes: o preparo dos alunos de graduação para a questão da educação ambiental e o da conscientização da comunidade sobre a floresta e o trabalho dos engenheiros florestais.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas diretamente com o professor Rioyei Higa, pelo telefone 3360-4266

Voltar ao topo