UFPR inaugura Centro Brasil ? Alemanha no próximo dia 17

Será inaugurado no próximo dia 17, terça-feira, o Centro de Cooperação Internacional Brasil ? Alemanha da Universidade Federal do Paraná. Ligada à Assessoria de Relações Internacionais da UFPR a nova unidade tem como principal objetivo conferir maior visibilidade às relações da instituição com aquele país e, ao mesmo tempo, sistematizar e documentar todas as ações internacionais da rede pública de ensino superior no Paraná em relação ao universo acadêmico alemão.

Participarão da cerimônia de inauguração no Gabinete da Reitoria, a diretora do DAAD ? agência de intercâmbio acadêmico Brasil/Alemanha Gabriele Althof e a presidente do FAUBAI ? Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais Luciane Stallivieri. A sede do Centro será estabelecida no CELIN ? Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR, na Rua XV de Novembro, número 1441.

Atualmente, a UFPR tem 16 acordos de cooperação com a Alemanha, seis deles com a Baviera. Entre as áreas de atuação estão a Engenharia, a Administração, Economia, Ciências Humanas, Agronomia e Direito.

?Nós não vamos atender aqueles estudantes que procuram por bolsas?, explica o professor de Germanística da UFPR e coordenador do Centro Paulo Soethe. ?O que faremos são os diversos passos que têm por objetivo sistematizar e documentar as informações sobre as ações já existentes na UFPR, estendendo isso para as demais universidades públicas do Estado. Outro ponto sobre o qual trabalharemos será a motivação dos coordenadores de cursos para que busquem bolsas para seus alunos em parceria com as universidades alemãs. Vamos ajudar a procurar os parceiros para o contato inicial e também no preenchimento dos formulários e elaboração dos projetos.?

Externamente

Outros dois trabalhos que serão desenvolvidos dizem respeito à criação de um mestrado bilateral tendo o Alemão como língua estrangeira e à criação de um fórum no Paraná para a estruturação de um grande projeto Paraná ? Alemanha na área de energias renováveis.

?Sobre o mestrado, já temos conversas adiantadas com a UFSC e a URGS que também entrariam como parceiras. O que devemos fazer é uma espécie de consórcio de cooperação com a Universidade de Leipzig. Sobre o outro projeto, mais ambicioso, temos expectativa de conseguir concretizá-lo ainda em 2007 com a busca dos parceiros na Alemanha. Já conversamos com a Embaixada da Alemanha em Brasília, com o DAAD e com a Fundação Humboldt, uma das agências de fomento do governo alemão.?

Inauguração

A inauguração do Centro de Cooperação Internacional Brasil ? Alemanha da UFPR está marcada para as 11h30min no Gabinete da Reitoria.

Serviço:
O que ? Inauguração do Centro de Cooperação Internacional Brasil ? Alemanha da UFPR
Quando ? dia 17, terça-feira, às 11h30min
Local ? Gabinete da Reitoria da UFPR

Voltar ao topo