UFPR e FUNPAR propõem a reabilitação do Centro

Um espaço para o pensamento crítico e não conformista. Esta é a meta da proposta ?Campus Central UFPR: uma idéia para Curitiba?. O projeto foi discutido em uma reunião na Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR) e prevê a construção de um corredor cultural que potencialize o espaço público. A iniciativa é encabeçada pelo Reitor da Universidade Federal do Paraná, Dr. Carlos Augusto Moreira Júnior, pelo Superintendente da FUNPAR, Dr. Paulo Afonso Bracarense Costa, e pelo professor Emmanuel Appel, do Departamento de Filosofia.

O professor Emmanuel Appel explica que a revitalização não é uma proposta de sanitarização. ?Com o reordenamento do município perdeu-se a simbiose do Centro com a população, temos que retomar esta ligação entre a cidade e o cidadão?. Segundo o Reitor da UFPR, Dr. Carlos Moreira Júnior, ?o projeto é uma lição de cidadania, mas necessita da adesão de vários setores da sociedade para ser concretizado?.

Uma das ações planejadas é transformar o prédio histórico dos Correios em uma grande biblioteca, com horários prolongados de atendimento. O projeto já angariou alguns voluntários, como o ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner. Para ele, esta é a primeira vez no Brasil que uma Universidade inicia um projeto de reabilitação urbana. ?A Universidade tem que estar inserida na cidade, Curitiba precisa da UFPR?.

O Superintendente da FUNPAR, Dr. Paulo Bracarense, explica que a Fundação vai participar de forma ativa no projeto. ?Meu desejo é de que possamos colaborar em todas as etapas, desde o planejamento até a execução?. Bracarense afirma que a Fundação tem o papel de trabalhar para o desenvolvimento da UFPR e por isso luta para a execução do projeto do novo Campus Central. ?A FUNPAR possui face própria, mas temos o dever fundacional de aproximar a Universidade da sociedade e promover ações, inclusive, na área cultural?, recorda.

Voltar ao topo