UEPG abre inscrição para curso de especialização em História, Arte e Cultura

Para suprir a carência de pós-graduados em História, Arte e Cultura na região, o Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu inscrições para a segunda edição do curso presencial de especialização, que tem enfoque nessas três áreas. Os interessados podem se candidatar até o próximo dia 4 de abril, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Secretaria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), no Campus Universitário de Uvaranas.

Além de bacharéis e licenciados nas áreas de História, Letras, Geografia, Jornalismo, Educação, Artes e Ciências Sociais, o curso tem como clientela-alvo professores da rede pública e privada de ensino fundamental e médio.
?O curso tem o objetivo de contribuir para a atualização dos profissionais do ensino e da pesquisa em História e áreas afins?, diz a coordenadora da especialização, professora Myriam Sacchelli. Segundo ela, a iniciativa pretende, também, incentivar articulações interdisciplinares e diálogos entre a História e diversos campos de saber, na elaboração de estudos monográficos.

Dentro desse princípio, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) terão como linha temática a História do Paraná e os Campos Gerais; Construção Histórica de Identidades; Trabalhadores, Excluídos e Movimentos Sociais; Linguagem, Cultura e Poder; Jornalismo Cultura e Cidadania; Patrimônio Cultura e Memória; Literatura Brasileira; e Transgressão do Cinema Clássico Hollywoodiano.

Para a inscrição, os interessados deverão apresentar fotocópias do diploma ou certidão de conclusão do ensino superior; do histórico escolar; e da carteira de identidade, além de currículo (comprovado) e o requerimento de inscrição, que se encontra à disposição na Secretaria da Propesp. Para candidatos que deverão se graduar até a data de início do curso, será aceita uma certidão em que conste que estão em fase de conclusão de curso, com previsão da data de imposição de grau. Os enquadrados nesse caso deverão assinar termo de compromisso com data para entrega dos documentos.

Seleção

A seleção dos candidatos será de 5 a 7 de abril. Configurando-se um número maior de inscritos (o curso tem mínimo de 25 vagas e máximo de 34), a coordenação estabelecerá uma classificação, com base nos documentos apresentados na inscrição. Pela ordem, serão considerados os seguintes critérios: licenciados e/ou bacharelados em História; licenciados ou bacharelados em áreas afins; tempo de exercício no magistério no ensino fundamental e/ou médio; publicações na área de História ou áreas afins; e participação em congressos e eventos acadêmicos, em História e áreas afins.

O resultado da seleção será divulgado em 10 de abril, na Secretaria da Propesp, com prazo para matrícula de 11 a 27 de abril. O investimento importa no pagamento da taxa de matrícula, no valor de R$ 130 e mais 16 parcelas de R$ 150, com vencimento no dia 11 de cada mês. As aulas serão ministradas no Campus Central da UEPG, às sextas-feiras, das 18h às 22h; e aos sábados, das 8 às 12h e das 14 às 18h.

A etapa de disciplinas (372 horas/aulas) inicia em 28 de abril deste ano, com encerramento no dia 10 de abril de 2007. O prazo regular para entrega do TCC (15 horas/aula) vai até 10 de agosto de 2007. Os cursistas terão o certificado de conclusão a partir de uma freqüência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina; nota igual ou superior a ?7? (correspondente a aprovado) e apresentação do TCC, com aprovação por banca examinadora.

Voltar ao topo