UEM promove Congresso Internacional de Educação

Aproximadamente mil pessoas estão participando nesta quarta-feira, em Maringá, 1º Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, promovido pelos departamentos de Teoria e Prática da Educação (DTP) e Fundamentos da Educação (DFE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A coordenadora do Programa de Educação Solidária, do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina, Maria Gabriela Malacrida, abrirá, às 20 horas, no Cine-Teatro Plaza, o Congresso com a palestra sobre o tema Educação e Desenvolvimento Humano.

A palestra de abertura seria feita pelo secretário especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, que também participaria, na quinta-feira, de uma mesa-redonda. O secretário, cuja pasta está ligada diretamente à Presidência da República e tem status de ministro, vai estar na cidade apenas na sexta-feira, quando, às 20 horas, no Cine-Teatro Plaza, profere a palestra Direitos Humanos e Organizações Sociais.

O evento terá, ainda, a presença de mais dois representantes do governo Lula: Gilberto Pucca, coordenador nacional de Saúde Bucal; e Nelton Friedrich, diretor de coordenação da Itaipu Binacional; além de pesquisadores, cientistas, educadores e representantes de movimentos sociais e organizações civis.

O congresso tem, entre outros objetivos, o de promover o debate sobre políticas públicas para o desenvolvimento humano, visando garantir melhor qualidade de vida à população.

Na quinta-feira, às 8h15, uma mesa-redonda vai debater o tema Direitos Humanos, Organizações Sociais, Saúde e Meio Ambiente. Participarão da discussão Miranda, Pucca e Friedrich. Na seqüência, outra mesa-redonda vai discutir o tema Políticas, Financiamento e Gestão da Educação, com a participação dos professores Afrânio Mendes Catani, da Universidade de São Paulo (USP); Dalila Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Cláudio Suasnabar, da Universidade de La Plata (Argentina); e Leda Scheibe, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na sexta-feira, às 8h15, uma terceira mesa-redonda debaterá o tema Bioética e Direitos Universais, com a participação dos professores Walter Dellarosa, Ângela Caniato e Paulo Roberto Pereira de Souza, da UEM. Em seguida, a quarta e última mesa-redonda vai discutir o tema Educação, Cultura e Diversidade, com a participação dos professores Lúcio Tadeu Motta, da UEM; Luiz Hermenegildo Fabiano, da UEM; e Kabengele Munanga, da USP.

Todas as mesas-redondas serão realizadas no Cine-Teatro Plaza. A programação também prevê a apresentação de trabalhos na forma de painéis, em diversas salas do campus da UEM; e na forma de pôsteres, no Cine-Teatro Plaza e auditório Hélio Moreira.

O prazo de inscrição para a apresentação de trabalhos encerrou. Ao todo, cerca de 500 pessoas se inscreveram. A inscrição para participar apenas como ouvinte poderá ser feita até quarta-feira, data de início do evento. Outras informações pelo telefone (44) 261-4833, na secretaria do encontro.

Voltar ao topo