UEM é contemplada com recusrsos do CNPq

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi a única entre as universidades estaduais do Paraná a ser contemplada com recursos do Edital CT Energ CNPq Energia 01/2001. Este edital foi lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no ano de 2001, no auge da crise energética que atingiu o País, visando estimular o desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis, bem como a apresentação de soluções concretas para geração, substituição e uso racional de energia elétrica, contribuindo desse modo para a racionalização da matriz energética nacional.

O projeto da UEM contemplado pelo referido edital é coordenado pelo professor Mauro Sá Ravagnani, do Departamento de Engenharia Química, e figura na lista dos 42 projetos aprovados pelo CNPq para as regiões Sul e Sudeste.

O trabalho intitula-se “Otimização do problema de despacho econômico associado ao despacho ambiental para usinas termelétricas que utilizam gás natural como combustível”. Tem como objetivo o desenvolvimento de ferramentas computacionais para encontrar o ponto ótimo de operação de usinas termelétricas para geração de energia elétrica, baseando-se no preço do combustível utilizado. Além disso, as taxas de emissões de poluentes serão monitoradas, de modo a não ultrapassar as cotas permitidas anualmente.

O projeto foi contemplado com R$ 67.413,50 e, além de recursos para capital e custeio, foram aprovadas duas bolsas ITI (Iniciação Tecnológica Industrial) para estudantes e uma bolsa DTI (Desenvolvimento Tecnológico Industrial), para profissional graduado.

Voltar ao topo