TVE investe em nova imagem

Desde o começo do ano, a TVE está investindo em uma nova imagem. Mudanças de vinhetas e cenários se unem às melhorias no sinal – com a compra de novos transmissores – e às negociações para que o canal volte para o line-up da Net e da DirecTV.

Ao mesmo tempo, a TVE se movimenta para gerar maior e mais variado conteúdo. Ainda este ano entrará no ar uma série de episódios do personagem mais famoso de Ziraldo, "O Menino Maluquinho", sob direção de Cao Hamburger e roteiro de Ana Muylaert. Além do infantil, a rede pública ainda prepara um boletim semanal com o que está acontecendo na França. O projeto, em nome do ano Brasil-França, é uma espécie de intercâmbio cultural via TV com a França, que também receberá notícias brasileiras. E a América Latina está no foco do canal com o Recorte Cultural, que estreará ainda este mês, com jornalistas latinos.

O objetivo é divulgar o País – e a produção brasileira – no exterior. A diretora do canal, Beth Carmona, diz que a TVE levará uma série de produções nacionais à MIPCom, a feira internacional de TV. São documentários de temas variados – alguns dos vencedores do DocTV – e produções infantis do Curta-Criança, que teve sua segunda edição realizada recentemente.

100% Brasil

No segundo semestre, a TVE promete colocar no ar o resultado de uma parceria de 2 anos com a National Geographic, o "100% Brasil". Em 28 episódios, o País será mostrado na telinha de uma forma diferente. "Será uma revista com tecnologia e cultura sob um ponto de vista não estereotipado", conta Beth Carmona, que dá como exemplo um programa sobre o carnaval na Bahia abordando não só a festa, como o aspecto da segurança. "Representantes de alguns países estiveram aqui para ver como trabalha a segurança, pois o evento que reúne tanta gente e bebida, não sofre com muitos incidentes.

Outro capítulo da série mostrará a produção de borracha no País e a moda das Havaianas, além de contar a história do látex. Até a caipirinha e a cachaça serão objetos de investigação da série, que será exibida internacionalmente, como todas as co-produções da National Geographic.

"Será uma nova TVE, com identidade cultural e diversidade de assuntos para crianças e adultos", explica Beth, que destaca ainda programas que já são bem-sucedidos como o "Expedições", com Paula Saldanha e a "Revista do Cinema Brasileiro", com Julia Lemmertz.

Algumas produções como o "Curta Criança" serão exibidas também na TV Cultura. A partir do dia 25, a Cultura participará, duas vezes por semana, do Atitude.com, um programa para jovens sobre comportamento e música. Outra atração que está no foco é o "Programa Especial", sobre inclusão de deficientes físicos e mentais.

Voltar ao topo