Túnel vai acabar com alagamentos no Moradias Guaraqueçaba, no Umbará

A região do conjunto Moradias Guaraqueçaba, no Umbará, deixará de ser uma das mais críticas da cidade em função de constantes alagamentos. Nesta sexta-feira (7), ficam prontas as obras de canalização do córrego Ponta Grossa. Reivindicada pela comunidade há vários anos, a obra exigiu a implantação do chamado "túnel liner" por baixo dos trilhos do trem.

Em visita à região, no fim do ano passado, o prefeito Beto Richa determinou a intervenção do córrego que passa perto do conjunto habitacional e da Unidade de Saúde Umbará. Nesse ponto, a tubulação é muito estreita e dificulta a vazão das águas em dias de chuva forte, especialmente por causa do lixo jogado no leito do rio. Por isto, antes da construção do túnel, foi necessária a limpeza do córrego, acompanhada de orientação educacional à população ribeirinha.

A canalização do córrego representa um investimento de R$ 311 mil, valor 25% abaixo da previsão inicial. A economia, segundo o Departamento de Obras e Saneamento da Secretaria Municipal de Obras Públicas, foi possível graças às novas técnicas usadas na obra.

Voltar ao topo