A Prefeitura de Curitiba desativará neste sábado (21) três estações-tubo para a troca de piso: no terminal Fazendinha, o tubo do ligeirinho Tamandaré / Fazendinha (sentido Caiuá); no terminal Capão Raso, o tubo do ligeirinho Colombo / CIC (sentido CIC); e no terminal CIC, o tubo do ligeirinho Colombo / CIC (sentido Colombo).
No terminal da Fazendinha, a estação ficará fechada das 7h ao meio-dia. No terminal CIC, o trabalho vai das 10h às 17h. No terminal Capão Raso, as obras vão das 13h às 20h. Durante o serviço, os passageiros poderão embarcar e desembarcar ao lado dos tubos.
A troca do piso das estações-tubo está sendo feita pela Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal que gerencia o transporte coletivo em Curitiba. Desde julho, a Urbs já reformou 50 estações. Até o fim do ano, serão 74 tubos.
O piso das estações-tubo é feito com placas de compensado, formadas por diversas lâminas finas de madeira, e coberto por uma camada de borracha antiderrapante. Nas 74 estações-tubo escolhidas para a troca, o piso tem idade média de 10 anos, por isso apresentam afundamentos e descolamentos na borracha, que causam desconforto ao passageiro, além do risco de tropeços.
A borracha e o compensado usados nas reformas são de melhor qualidade e têm maior durabilidade que os antigos. Testes feitos pelo Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) para a Urbs indicaram uma vida útil de 15 anos para o novo material.