O secretário de Informática do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Paulo Camarão, informou que até as 11 horas deste domingo foram trocadas, em todo o País, 690 urnas eletrônicas que apresentaram problemas.

continua após a publicidade

Esse total representa 0,21% das 325.458 urnas preparadas para votação do referendo sobre o comércio de armas no Brasil. Camarão informou ainda que em 21 seções eleitorais a votação eletrônica foi substituída por votação manual. O número representa 0,01% do total de seções.

"A substituição de urnas eletrônicas está até um pouco abaixo do que nós prevíamos", disse o secretário, ao divulgar o primeiro boletim sobre o andamento do referendo. Camarão avaliou que a votação está transcorrendo normalmente e o tempo médio que cada pessoa leva para registrar o seu voto é de 25 segundos. A assessoria do TSE prevê divulgar um novo boletim por volta das 15 horas e outro às 17h30, quando já estarão encerradas as votações na maioria do Estados brasileiros.

A expectativa é de que o presidente do Tribunal, ministro Carlos Velloso, somente se pronunciará após o resultado final da votação, esperado para a noite deste domingo. A estimativa do TSE é de que até as 20 horas 80% dos votos já tenham sido computados e cerca de 95% estejam apurados até a meia noite. Ao todo, são esperados cerca de 122 milhões de votantes.

continua após a publicidade

Camarão informou ainda que os brasileiros residentes no exterior não terão de votar no referendo. Aqueles que moram no Brasil e estejam em viagem fora do País terão até 30 dias para justificar sua ausência. Para tanto, deverão apresentar algum comprovante da viagem, como cartão de embarque ou cópia da passagem.