TSE: propaganda eleitoral pode recomeçar esta semana

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão poderá ser retomada provavelmente ainda esta semana. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a previsão é de que a propaganda seja reiniciada até 16 outubro, mas pode ser antecipada, desde que cumpra intervalo de 48 horas após a promulgação oficial do resultado do primeiro turno

Os candidatos que disputarão o segundo turno das eleições para a Presidência da República e governo estaduais poderão veicular seus programas até o dia 27 deste mês, dois dias antes de os eleitores voltarem novamente às urnas, dia 29. A previsão é de que essa promulgação aconteça ainda hoje, mas ainda depende da homologação de quatro urnas nos Estados do Acre e do Amazonas.

O tempo da propaganda será dividido igualmente entre os candidatos, sendo que primeiro serão veiculados os programas da eleição presidencial e depois da eleição para governo estadual, que acontecerá em 10 Estados (GO, MA, PA, PB, PR, PE, RJ, RN, RS e SC). A ordem de veiculação de propaganda de cada partido ou coligação no primeiro dia será sorteada pelo TSE e pelos Tribunais Regionais nos Estados, alternando-se nos dias seguintes.

Cada candidato, seja a presidente ou a governador, terá 20 minutos de programa por dia, divididos em dois blocos, mais 7 minutos e meio diários de inserções. No rádio, a propaganda será às 7 horas e às 12 horas e na TV, às 13 horas e às 20h30, inclusive aos domingos.

Voltar ao topo